terça-feira, 5 de junho de 2012

O SONHO VIRA REALIDADE: PRÉDIO ABANDONADO VAI SER REVITALIZADO E ABRIGAR A CASA DE ENSAIO


Solenidade de lançamento  da obra de revitalização do antigo prédio do albergue


Projeto arquitetônico mostra como o prédio abandonado vai ficar

Um dos prédios mais tradicionais de Campo Grande, que por décadas abrigou o albergue da cidade, situado na Avenida Afonso Pena, irá passar por uma reforma completa para se tornar sede da Casa de Ensaio, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), que oferece diversos cursos em arte-educação para jovens e adolescentes atendidos pela entidade. A obra será custeada pela empresas Vanguard e Plaenge, como medida compensatória pela construção de prédios na Região Urbana do Centro.
A assinatura da ordem de serviço pelo prefeito Nelson Trad Filho ocorreu na tarde desta segunda-feira (04.06), no local, na presença do vice-prefeito Edil Afonso Albuquerque e de outras autoridades. Pelo compromisso firmado com as empresas, serão recuperados os 400 metros quadrados de área hoje existente e construídos outros 100 metros quadrados.
Na avaliação do prefeito Nelson Trad Filho, o projeto além de preservar a história da cidade, com a manutenção das linhas arquitetônicas, também prevê investimento no social, nos jovens em formação. “Agradeço a todos que possibilitaram a realização desta reforma e aproveito para dizer aos jovens aqui presentes que o lema da nossa administração é investir nas pessoas, no conhecimento. Quando você dá a uma pessoa condições de aprender, ela consegue sobreviver, trabalhar e conquistar seus objetivos pessoais e profissionais”, destacou o chefe do Executivo Municipal.

Edil, desde seu primeiro mandato como vereador lutou
para que prédio abandonado tivesse utilidade pública
Para o vice-prefeito Edil Afonso Albuquerque, a reforma do prédio é uma conquista de toda população campo-grandense que, segundo ele, está feliz em ver a repaginação completa de um prédio que já foi tão bonito e hoje se encontra em completa degradação.. “Recebemos agradecimentos da população do entorno, dos comerciantes e dos empresários da hotelaria. Analisamos várias possibilidades, como um hospital all day infantil ou mesmo um escritório voltado ao turismo. Mas chegamos à conclusão que a Casa de Ensaio seria a melhor opção para o local. Já que o prédio seria restaurado, mantendo a estrutura original e ainda irá ampliar o atendimento social e artístico para jovens e adolescentes”, detalhou Edil.

Crianças do projeto da Casa de Ensaio fazem apresentação
Já o diretor do grupo Plaenge, Edison Holzmann declarou que os recursos para entregar o local totalmente reformado fazem parte de um Termo de Compromisso antecipado e que o objetivo é entregar a obra concluída até o final do ano. “Obras de reforma demoram mais do que obras prontas, porém pretendemos entregar esta até dezembro. Eu já visitei a Casa de Ensaio e pude comprovar o trabalho realizado no local e como as crianças se desenvolvem lá. Posso dizer que este novo espaço poderá melhorar ainda mais a preparação e o alcance de jovens atendidos. Estamos muito satisfeitos de fazer parte desta empreitada”, afirmou Holzmann.

Crianças do projeto da Casa de Ensaio fazem apresentação
Segundo a diretora da Casa de Ensaio, Carol Doria o local trabalha há 16 anos com crianças e adolescentes de regiões periféricas da cidade, que vivem em situação de vulnerabilidade social. Desde a fundação, já atendeu aproximadamente três mil jovens e, atualmente, 90% da equipe são formados por ex-alunos.“Quero agradecer a Prefeitura e a Plaenge, a todos os alunos e familiares que estão hoje aqui e aos meus pais, Laís Doria e Artur Barros que me estimularam a seguir com este trabalho, iniciado por ambos. Estou à frente deste trabalho somente há três meses, porém vivo no projeto desde meus 15 anos. Atendemos atualmente 120 crianças e adolescentes e sobrevivemos da ajuda de patrocínios de pessoas físicas e jurídicas, que se identificam com a causa, acreditando na prevenção de vidas por meio da arte”, detalhou a comunicadora social e artista cênica. Segundo a direção da Casa, o objetivo principal é formar cidadãos mais conscientes, utilizando a arte como ferramenta de transformação, por meio de atividades nas mais diversas áreas: teatro, voz, dança, percussão, literatura, cinema e artes plásticas. “Oferecemos aulas de segunda a sexta-feira e possuímos um acervo de 2.500 livros. Procuramos incentivar todas as expressões. Para se ter uma ideia, temos atualmente 277 livros emprestados em nossa biblioteca. Isso é muito bom, incentivar a leitura”, reforçou Carol. 

*Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura

* Crédito das fotos: Mazão Ramires


Nenhum comentário: