sexta-feira, 27 de abril de 2012

Edil se reúne com comerciantes para discutir revitalização da área central


Representando o prefeito Nelsinho Trad, o vice-prefeito Edil Albuquerque participou do “Café Empresarial”, promovido pela promovido pela Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG). Na oportunidade, técnicos do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb)  orientaram empresários sobre o projeto Reviva o Centro (decreto n. 11.510, de 23/05/2011). Durante o encontro, foram apresentadas as novas normas de publicidade, bem como os investimentos da prefeitura para a região. 

Patrimônio
“ É  o momento de unir forças para participar da revitalização da área central.  O importante é a união do Poder Público com os comerciantes para melhorar o visual da área central”, ressaltou Edil Albuquere. O projeto Reviva o Centro é uma das mais de 90 ações estratégicas do Plano de Revitalização do Centro, o qual possui um orçamento estimado em R$ 270 milhões, que será aplicado em um horizonte de 20 anos, com a finalidade de proteger o patrimônio histórico e cultural, valorizar o espaço público e a economia da região, fomentar eventos e atividades de lazer, além de fortalecer a administração pública nas áreas de fiscalização e monitoramento da Zeic/Centro.
O “Reviva o Centro”  trata das novas regras de publicidade da Zona Especial de Interesse Cultural do Centro (Zeic/Centro) e tem o objetivo de garantir o bem-estar estético, cultural e ambiental, melhorar a segurança das edificações, combater a poluição e a degradação ambiental, além de valorizar a preservação e recuperação do patrimônio histórico.
 Para colocá-lo em prática, a prefeitura dividiu a Zeic/Centro em quatro áreas, sendo que cada uma tem quatro meses para atender às novas normas. Atualmente, o projeto já está na terceira etapa e seu prazo de adequação vence no dia 31 de maio. Durante a apresentação, a diretora-presidente do Planurb, Marta Martinez, apresentou as regras de publicidade estabelecidas pelo decreto, tirou as eventuais dúvidas dos presentes e apresentou os investimentos da prefeitura para a região. 

Obras da prefeitura 

“A rua tem uma importância social e política que o shopping nunca vai conseguir alcançar. E mesmo Campo Grande sendo uma cidade nova, é importante que tenha seus elementos históricos preservados para as futuras gerações. Nós queremos um espaço que diuturnamente tenha vida”, destacou Marta, pontuando ainda todos os investimentos que a prefeitura vem fazendo na área central, como por exemplo, a Orla Morena, revitalização da Praça Ary Coelho, restauração do prédio da Estação Ferroviária e a Orla Ferroviária, que será uma rua voltada para pessoas e ciclistas, com pavimentação e mobiliário urbano diferenciados, piso tátil e paisagismo, ligando as avenidas Afonso Pena e Mato Grosso.

Segundo Omar Aukar, presidente da ACICG, os empresários não podem se prender a um modelo de 15 anos atrás e é importante aproveitar as revitalizações para se modernizar. “Quem fechar os olhos para o que está acontecendo hoje, estará fechando a loja daqui uns anos. A prefeitura está investindo no nosso negócio e precisamos valorizar isso”. Para o comerciante da avenida Calógeras Camille Obeid, as iniciativas públicas vão deixar a cidade com mais harmonia. “Estava poluído. Enquanto um tinha uma publicidade de 10 metros, outro tinha de dois. Sem aquela fachada toda, está mais bonito sim. Minha dificuldade está sendo o toldo”.

Serviço
Mais informações no site http://www.capital.ms.gov.br/centro/ e sobre o Reviva o Centro, entrar em contato com a Divisão de Fiscalização e Controle de Posturas/Semadur: 3314-3562 e 3314-3568.

Nenhum comentário: