quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Cartilha orienta mulheres sobre assédio moral e sexual

Dia 8 de março, além de Dia internacional da Mulher, também é dia do lançamento da cartilha com informações sobre assédio moral e sexual, uma realização da Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania (SAS) e da Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres (Codam). O lançamento está marcado para as 14h, no gabinete do prefeito.

De acordo com a coordenadora municipal de Políticas para as Mulheres, Tai Loschi, a cartilha é mais uma das ferramentas oferecidas pela Codam para dinamizar as ações em prol da mulher. “Especialmente no âmbito da violência doméstica e familiar contra a mulher e no que se refere ao assédio sexual e moral, realidade que as mulheres enfrentam cotidianamente, face sua maior inserção no mercado de trabalho”, argumentou Tai.

Serão 2,1 mil exemplares nesta primeira edição da cartilha, que terá uma tiragem especial em braile. “A princípio, vamos imprimir aproximadamente 100 cartilhas em braile para distribuir às mulheres com deficiência visual da Capital. Ou seja, todas as mulheres, independente da situação física ou financeira, estão inseridas nesta campanha”, ressaltou a coordenadora da Codam.

Sobre o lançamento da cartilha, a secretária municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania e primeira-dama, Antonieta Trad, destaca que a informação é uma defesa que as mulheres precisam usar contra todas as formas de assédio. “O assédio em nenhuma de suas formas, pode ser tolerado. Esta prática gera insegurança, perseguição e abala psicologicamente as vítimas. Uma violência que fere direitos e agride a identidade feminina”, disse Antonieta.

Conteúdo – A cartilha traz informações sobre as discriminações, preconceitos e violências que as mulheres enfrentam no campo profissional; violência doméstica e familiar; assédio sexual; assédio moral; onde procurar ajuda e, ainda, uma relação com nome, endereço e telefone das unidades ligadas à rede de enfrentamento à violência contra as mulheres de Campo Grande.

A cartilha é uma realização da Prefeitura de Campo Grande, SAS, Codam, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Centro Municipal de Educação Especial e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).

Nenhum comentário: