quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A revitalização do centro e os atrativos turísticos em discussão

O Comtur (Conselho Municipal de Turismo) será o próximo Conselho a discutir a revitalização do centro. O encontro está marcado para o dia 17 de dezembro, a partir das 14 horas, no auditório do Planurb. Durante o encontro, os integrantes do setor pretendem conhecer detalhadamente alguns pontos da Proposta Preliminar, principalmente aos referentes à sinalização turística. Recentemente, o prefeito Nelson Trad Filho anunciou recursos da ordem de R$ 487,5 mil, provenientes do Ministério do Turismo, para a implementação de projeto específico na área de difusão de informações de atrativos turísticos e que vão atender principalmente a área central. Esse projeto será fundamental para difundir os atrativos turísticos e permitir a democratização do acesso ao bem cultural.

Também no dia 17, a partir das 18h30, representantes do IAB/MS (Instituto de Arquitetos do Brasil/MS) estarão discutindo na sede do Crea-MS os principais pontos da Proposta Preliminar do Plano de Revitalização do Centro. A diretora-presidente do Planurb, argumenta que as discussões feitas até o momento e que propõem diretrizes para reestruturações urbanísticas vão contribuir não só para a revitalização econômica e do espaço urbano da área central, como também para a preservação do patrimônio histórico e cultural. “Esse é um momento histórico para a nossa cidade que discute um dos mais importantes projetos de requalificação urbana e que é um sonho antigo”, analisa Marta Martinez.

O Plano Local de Revitalização do Centro terá a versão final apresentada em janeiro de 2010. Em fevereiro serão feitas as revisões do texto e projetos de leis que serão encaminhados para votação na Câmara Municipal. A expectativa é de que até março o documento esteja concluído. As diretrizes apontadas devem considerar aspectos socioeconômicos, urbanísticos e ambientais para os próximos 20 anos.

Nenhum comentário: