quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Comerciantes e empresários discutiram a revitalização da área central

A revitalização da rua 14 de Julho e da avenida Calógeras, as intervenções na rodoviária que será desativada e o conjunto de ações que serão feitas na região central voltadas para a melhoria do trânsito, do transporte urbano, da acessibilidade e mobilidade foram destaque durante a reunião do Comcis (Conselho Municipal de Fomento ao Comércio, Indústria e Serviços). O encontro aconteceu no auditório do Planurb, ontem, terça-feira (08.12) reunindo representantes dos setores do comércio na alimentação, no transporte, em serviços, cultura e patrimônio que debateram as diretrizes contidas na Proposta Preliminar do Plano Local das Zonas Especiais de Interesse Cultural do Centro (ZEIC – centro), conhecido como Plano de Revitalização do Centro.

A apresentação do versão preliminar foi feita pela diretora-presidente do Planurb, Marta Lúcia da Silva Martinez que destacou o conjunto de intervenções e estratégias que vão criar condições de dinamizar o centro da cidade. São ações que deverão ser desenvolvidas não só pelo poder público, mas com a contrapartida dos comerciantes da região. Diversos segmentos do comércio e da indústria serão atendidos com os projetos de mobilidade urbana e de equipamentos sociais e culturais presentes nas diretrizes apresentadas na Proposta Preliminar.

As diretrizes apontam indicativos para atrair o campo-grandense e o turista para a região central da cidade considerando não só aspectos urbanísticos, como a acessibilidade e a requalificação urbana tendo o pedestre como prioridade, mas também as intervenções já em andamento pela Prefeitura, como a Via Morena e a requalificação do Córrego Segredo e da Orla Ferroviária. De acordo com a diretora, a partir da revitalização do centro vão surgir novas opções de visitação, incluindo o lazer gastronômico, contemplativo e de compras.

Nenhum comentário: