terça-feira, 24 de novembro de 2009

Comemoramos 10 anos do Prodes e geração de 66 mil empregos

O Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande (Prodes) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Agronegócio (Sedesc) completou 10 anos de criação, viabilizando benefícios fiscais para 493 empresas e gerando cerca de 66 mil empregos diretos e indiretos. Para comemorar esses números e o sucesso do Programa, o prefeito Nelson Trad Filho, eu e o governador André Puccinelli participaram na noite de ontem de uma solenidade no auditório do Crea. O evento reuniu empresários, vereadores, deputados estaduais e federais além das equipes envolvidas na elaboração e aplicação do Programa.

Instituído em 1999, através da Lei Complementar nº. 029, como seqüência da Política de Desenvolvimento Econômico e Social da Prefeitura Municipal, o Prodes faz parte de uma nova política de incentivos ao desenvolvimento econômico sustentado destinado a atração de investidores que queiram se instalar ou ampliar suas atividades em Mato Grosso do Sul.

Entre os objetivos do programa está a promoção o desenvolvimento econômico, social, turístico, cultural e tecnológico do município, o estímulo a transformação industrial de produtos primários e recursos naturais existentes na região, proporcionar condições para a criação e ampliação de estabelecimentos mercantis de microempresas e empresas de pequeno porte, oferecer às empresas já instaladas condições de desenvolvimento e expansão de suas atividades e viabilizar condições de instalação de empresas de outras regiões do território nacional ou do exterior no município.

Os principais instrumentos de apoio aos empreendedores interessados em se instalar em Campo Grande são a doação de terreno com infra-estrutura básica para implantação de empresas e a qualificação de mão-de-obra, além de oferecer incentivos fiscais durante o período de construção e depois do início das atividades.

Durante o evento, o prefeito Nelsinho Trad ressaltou que a política municipal de incentivo à industrialização possibilitou a criação dos três pólos industriais da Capital e, ainda, atraiu novos segmentos comerciais e industriais para Campo Grande. O governador André Puccinelli lembrou ainda que a experiência de sucesso do Prodes já foi copiada em diversos municípios, tornando-se referência na política de incentivos.

Penso que os avanços na industrialização em Campo Grande debem muito a aplicação do Programa. Estamos conseguindo uma diversificação grande e o Prodes tem grande participação nisso.

Nenhum comentário: