segunda-feira, 29 de março de 2010

Parceiro da Sedesc reforça atendimento no assentamento Conquista

Boa tarde, sul-mato-grossenses! Venho aqui avisá-los de que, felizmente, a Sedesc conseguiu um aliado na assistência técnica que presta aos pequenos produtores do assentamento Conquista. No último sábado, 27, acadêmicos e professores do curso de medicina veterinária da Uniderp foram ao assentamento participar do manejo sanitário de cerca de 230 animais, entre os quais estão vacas, touros, novilhas e bezerros.

O projeto de fomento ao gado de leite é desenvolvido pela Sedesc no assentamento Conquista desde janeiro de 2009. A iniciativa engloba três itens: a alimentação, o manejo sanitário (que incluí a prevenção e a parte clínica) e a reprodução dos animais. A parceria firmada com a Uniderp, em março deste ano, prevê a ida dos estudantes, uma vez por mês, ao assentamento para realizarem o manejo sanitário, que serve de aprendizado prático às aulas teóricas.

Na primeira visita dos acadêmicos ao Conquista – que soma 67 pequenos produtores, com 70 % de adesão ao projeto de fomento ao gado de leite – foi feita a coleta de sangue nos animais para o exame da brucelose, a identificação do gado, o diagnóstico de gestação e os atendimentos clínicos.

Nessa parceria com a Uniderp, ganham os produtores rurais, que recebem assistência da equipe de profissionais em medicina veterinária da universidade, e os alunos que têm a oportunidade da vivência prática. As aulas práticas dos acadêmicos devem acontecer no último sábado de cada mês, durante todo o dia, no assentamento.

Nenhum comentário: