segunda-feira, 8 de março de 2010

8 de março - Dia Internacional da Mulher! Parabéns, mulheres de Campo Grande

Neste 8 de março, o Dia Internacional das Mulheres, muitas pessoas costumam comentar que é hipocrisia cumprimentar as mulheres pela data de hoje, visto que, no dia seguinte, elas voltam a ser oprimidas. Em parte isso é verdade, mas acho que a data precisa ser celebrada. Hoje é dia de relembrar as diversas conquistas das mulheres ao longo de tantos anos: o voto, o direito de trabalhar, de ser mãe, enfim, uma série de fatores que ajudam a equilibrar homens e mulheres no mesmo patamar.

Entretanto, sabemos que ainda há muito a ser feito. Nessa luta pela igualdade de direitos, a união é fundamental. Diariamente, milhares de mulheres enfrentam situações absurdas em seu dia a dia, tais como a negação de direitos, violência doméstica, assédio sexual e diversos outros tipos de violência. São situações que precisam urgentemente ter fim, pois são desumanas.

Hoje temos leis que merecidamente privilegiam as mulheres, como é o caso da Lei Maria da Penha. Porém, ainda existem muitas lacunas que precisam ser preenchidas. A mulher ainda está visivelmente em situação inferior na sociedade, embora já possamos apontar muitos exemplos de superação deste quadro.

Inclusive, a Prefeitura de Campo Grande lançou, hoje, uma cartilha educativa sobre assédio contra a mulher. Vocês podem conferir os detalhes AQUI. É um grande exemplo de ações em defesa da mulher.

Na data de hoje, além de comemorarmos essas vitórias femininas, precisamos também refletir sobre que tipo de sociedade almejamos. Amanhã, bem como depois de amanhã e os dias que vêm na sequência, a luta por direitos iguais precisa continuar.

Nenhum comentário: