segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ABO realizou hoje evento relativo a prevenção do câncer bucal

A Câmara Municipal de Campo Grande, juntamente, com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) secção Mato Grosso do Sul, realizou hoje uma Conferência, na qual orientou a população campo-grandense de como se prevenir do câncer bucal.

O evento, parte da semana de prevenção do Câncer Bucal, reuniu autoridades, universitários de odontologia e toda a sociedade civil organizada. O Presidente do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, dr° Arnaldo de Almeida Garrocho, foi um dos palestrantes.

A ABO tem feito um belo trabalho em Mato Grosso do Sul. Sou testemunha da dedicação destes profissionais, que, além do aprimoramento profissional, tem sempre em mente as questões sociais.

Doença - O câncer bucal é, no Brasil, um sério problema de saúde pública e representa entre as neoplasias, a nona maior incidência, ou seja, cerca de 3,8% (Ministério da Saúde, 1999).

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, em 1987 o câncer de boca foi responsável por 1,6% do total de óbitos no país. De 1986 a 1993 o índice de detecção de carcinomas "in situ" permaneceu estável, indicando portanto, a necessidade de implantação de Programas e Campanhas que visem a detecção precoce do câncer de boca.

Prevenção - O fumo é responsável por 80 a 90% das causas de câncer bucal Quando uma pessoa pára de fumar, mesmo depois de vários anos de consumo, reduz significativamente o risco de contrair a doença . O consumo excessivo de bebidas alcoólicas também aumenta a incidência do câncer bucal. Já a combinação fumo/álcool torna esse risco ainda maior. O tratamento consiste, predominantemente, em cirurgia, seguida de radio ou quimioterapia.

Nenhum comentário: